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Prof. Hermógenes - pioneiro em yogaterapia no Brasil com os fundadores do Instituto de Yogaterapia Márcio Assumpção e Rosângela Bassoli.


- Horários das aulas de yoga: consulte Aulas Campinas ou Limeira

- Programa do Curso para Formação de Professores de Yoga: consulte Formação Yoga

- Programa do Curso de Yogaterapia: consulte Curso Yogaterapia

- Cursos de Vedanta com Gloria Arieira e outros professores: consulte Vedanta

e muito mais !..............................................................................................................


O primeiro passo é você se tornar um praticante e começar a trilhar os caminhos do Yoga participando de aulas regulares. Após ter uma experiência, você pode buscar um Curso de Yoga. Se você não tem intenção em se tornar um professor de yoga, os melhores cursos para você são CAYUM , Encontros de Vedanta, Retiros e Grupo de Estudos. 

Porém, se após uma boa experiência como praticante de yoga, você desejar ministrar aulas e se tornar um Professor de Yoga, o caminho que você deve seguir é: Curso para Formação de Professores de Yoga - seguido do Curso de Yogaterapia e do CAYUM (Curso de Aprofundamento em Yoga, Vedanta e Meditação), em paralelo você também poderá participar de retiros, intensivos de yoga e grupo de estudos para ampliar o seus conhecimentos.

Lembre-se que o Yoga é uma tradição de milhares de anos. Estudar e dar um passo de cada vez é o caminho mais seguro para o seu desenvolvimento.

Estamos em 2 cidades:

UNIDADE CAMPINASem Campinas estamos esperando por você no Taquaral :
Rua Américo de Moura, 91
para agendar uma aula experimental gratuita ligue :
(19) 3254-7033


UNIDADE LIMEIRA


em Limeira estamos esperando por você no Centro:
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Dia 06 (terça) na unidade Limeira: Grupo de estudos: Chakras (consulte no menu Cursos Limeira)

Dia 10 de Maio (sábado) em Campinas: Oficina de Puja com Márcio Assumpção

Dia 16 (sexta) em Rio Claro: Tattvabodhah (consulte no menu Outras Cidades)


De 19 a 22 (Feriado): ASHRAM 2014 - Intensivo de Yoga (consulte no menu Retiro)

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CURSOS EXTENSIVOS DE YOGA desde 1992

Confira abaixo o curso que você está procurando. As inscrições dos cursos extensivos iniciam no fim do ano e os cursos começam em marco. Ao longo do ano oferecemos cursos intensivos no formato de workshops. Se você quiser ser informado na data que as inscrições forem abertas, favor entrar em contato conosco pelo email yogaterapia@terra.com.br ou (19) 3254-7033 

Sou praticante de Yoga e quero fazer um curso
para ministrar aulas de yoga:
CURSO PARA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE YOGA


Sou professor de Yoga (mínimo 200 horas de curso) 
e quero fazer um curso de especialização em Yogaterapia
CURSO DE YOGATERAPIA


Sou praticante e/ou professor de yoga e quero fazer
um curso de filosofia e meditação


CAYVM: APROFUNDAMENTO
EM YOGA VEDANTA E MEDITACAO

LIVRO: YOGA um caminho para a luz interior

Já está disponível a quarta edição do livro Yoga de Rosângela Bassoli. Um manual indispensável para praticantes e instrutores. Contém 84 posturas de yoga, pranayamas e mudras do Hatha Yoga. À venda nas livrarias e no Instituto de Yogaterapia.


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LIVRO e CD  MANTRAS PARA O DIA A DIA

Autores: Márcio Assumpção, Sonia Novaes, Rosângela Bassoli e Diogo Camargo

Uma obra especial , que tem o objetivo de ensinar Mantras Tradicionais da Índia trazendo o significado e a pronúncia correta com um CD de áudio para o leitor acompanhar com o livro.


CONFIRA ABAIXO MATÉRIAS SOBRE YOGA:

A  Respiração no Yoga

A principal fonte de energia do corpo é a Respiração. Podemos ficar dias sem comer e até sem beber água, mas alguns minutos sem respirar podem  ser fatais. Os yogues ensinam que a melhor respiração é pelas narinas e produz muitos benefícios: o ar é filtrado, aquecido e levado diretamente aos pulmões; ganhamos mais calma e consciência do momento presente, por isso é um verdadeiro antídoto contra a ansiedade e evita os inconvenientes problemas da respiração pela boca, que são: mau hálito, secura na garganta, gases, agitação e distração mental. Quando estamos nervosos, o diafragma fica tenso, provocando uma respiração curta e ofegante e geralmente respiramos pela boca. Sem uma boa respiração, a circulação é prejudicada e isso afeta a saúde de todo o corpo. Além da respiração pelas narinas, o yoga também nos recorda que temos quatro fases da respiração: Inspiração, Retenção de ar, Expiração e Pulmões vazios. Uma técnica é ensinada ao iniciante das práticas de Yoga. Consiste em sentar-se com a coluna ereta e praticar um ritmo de quatro tempos em cada fase da respiração, ou seja, inspire em quatro segundos, retenha o ar em quatro segundos, expire em quatro segundos e mantenha os pulmões vazios por mais quatro segundos. Na Índia, país de origem do yoga, é comum escutarmos uma lenda que diz que nascemos com um número contado e certo de respirações, quando mais rápidos respiramos, mais cedo morremos, pois “gastamos” nossas respirações. É fato que um estilo de vida estressante e ofegante gera muitas doenças e mata mais rápido. Será só uma lenda?

Márcio Assumpção

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 A mente meditativa

A meditação não é apenas uma prática e sim um estilo de vida. Para começar a meditar é necessário desenvolver uma mente meditativa. Inicie observando que o momento presente é o único tempo do qual se pode agir. O passado já passou e o futuro ainda acontecerá. Quando a mente está no passado ou no futuro, ela fica desatenta e distraída para a realidade. Mas quando a mente está no presente existe a  possibilidade de desenvolver o foco, a atenção e a concentração. Estar presente é o primeiro passo para a Meditação. Outro passo para ter uma mente meditativa é buscar o autoconhecimento, pois  uma pessoa que está muito identificada com suas emoções e pensamentos dificilmente conseguirá meditar . Por exemplo “ Eu posso sentir medo”, mas “ Eu não sou o medo”, ele é apenas um sentimento que estou sentindo num determinado tempo/espaço e isso vale para todas as sensações do corpo e da mente. O autoconhecimento traz a sabedoria de lidar com os próprios limites e sentimentos. Outra etapa para ter uma mente meditativa é viver uma vida com valores. Viver sem valores é viver no vazio. Para ter uma mente tranqüila é preciso estar com o coração tranqüilo e isso só é possível quando se diminui o rancor, a mágoa, a falta de ética, a raiva e todos os sentimentos mesquinhos que deixam a mente perturbada e o coração pesado. O resultado de uma mente concentrada, que busca o autoconhecimento e desenvolve valores se chama Meditação.

Márcio Assumpção é professor de yoga e  diretor do Instituto de Yogaterapia. yogaterapia@terra.com.br

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FLEXIBILIDADE INTERIOR E EXTERIOR                                        por Márcio Assumpção



Você já se alongou hoje? Se a resposta foi não, então provavelmente você deve estar com o corpo dolorido e tenso. No ritmo estressante dos dias atuais o alongamento tornou-se essencial e preventivo de muitas dores. Por uma questão hormonal, as mulheres geralmente são mais flexíveis que os homens, o que faz com que busquem atividades de alongamento com mais freqüência e disciplina, mas quando se dedicam de verdade os homens conquistam importantes desempenhos na flexibilidade.

Para o Yoga, uma ciência com mais de cinco mil anos de existência, a flexibilidade pode ser vista sobre vários aspectos. O mais perceptível é o aspecto físico, pois com alongamentos, as articulações tornam-se mais saudáveis, as dores de fundo tensional diminuem e a circulação é estimulada.  Outro aspecto a ser observado é o “metafísico”, ou seja, as conseqüências mentais e emocionais do alongamento. A flexibilidade pode tornar uma pessoa mais flexível diante da vida e assim ensiná-la a lidar melhor com as situações que se apresentam.

Na visão do yoga, o corpo e a mente não estão separados, por isso ao fazer uma postura de alongamento, o instrutor de yoga conduz o aluno para a auto-observarão, fazendo-o perceber sua respiração, suas emoções e seus pensamentos. O resultado dessa integração do corpo e da mente é uma flexibilidade interna e externa.

Ao atirar um tijolo de um lugar bem alto, com certeza ele vai se espatifar no chão, porém, ao fazer isso com uma almofada, ela chegará ao solo intacta. O tijolo é rígido e inflexível, a almofada é macia e flexível. Uma pessoa com flexibilidade interna e externa sabe lidar melhor consigo e com os outros; a flexibilidade física torna as articulações mais saudáveis e a flexibilidade mental torna os pensamentos mais harmoniosos e conseqüentemente as emoções mais suaves.

Se seu corpo está mais parecido com um tijolo, está na hora de começar a se alongar. Alongue-se!

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Sintonia Mental e Yoga

Quando estamos ouvindo uma rádio e não gostamos da música ou do programa, mudamos imediatamente de sintonia até encontramos algo do nosso gosto. Com nossos pensamentos acontece o mesmo, porém a maioria de nós não tem consciência da importância da sintonia mental. É ela quem rege a lei da atração que está sintetizada na famosa frase: “Diga-me com quem andas que te direi quem tu és”. Nossos pensamentos são como freqüências de rádio, pois vibramos em determinada faixa e atraímos pensamentos semelhantes. Por isso nossa mente é um instrumento muito poderoso, ela pode nos levar do “céu” ao “inferno” em questões de segundos. Quando meditamos, oramos, estamos alegres e temos boas intenções, a vibração da mente se eleva e entramos numa sintonia positiva. Quando rebaixamos nossos pensamentos em vibrações de ódio, preguiça, sentimento de vitimes e más intenções, a vibração se rebaixa e sentimos uma sintonia negativa. Uma pessoa que vibra continuamente em negatividade sente afinidade por ambientes e pessoa com o mesmo padrão vibratório e muitas vezes não percebe que este é o principal motivo de muitas desgraças, traições e desavenças que atrai para si mesmo. A primeira etapa para o equilíbrio é reconhecer o imenso poder da mente e usá-lo para melhorar a sintonia mental. A prática de yoga e meditação é um dos caminhos para desenvolvermos esse potencial. Tudo é uma questão de sintonia e afinidade.

Márcio Assumpção

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HERMÓGENES : Um trajetória de Superação

SE VOCÊ SOFRE, MEUS PARABÉNS ! Esta afirmação do professor Hermógenes pode assustar quem ainda não o conhece, nem nunca leu suas obras. Mas não é uma simples afirmação e sim um convite à Superação.  Por experiência própria, Hermógenes acredita que todo  sofrimento deve ser encarado como um desafio ao crescimento e à vitória, um verdadeiro estímulo para que o indivíduo supere o aparente mau e busque através de si mesmo a verdadeira paz.

O próprio professor fez este convite para si mesmo, quando aos trinta e cinco anos de idade viu-se tuberculoso. Era década de 50 e a tuberculose foi diagnosticada tardiamente, o que para os escassos recursos da época era quase uma sentença de morte. O próprio Hermógenes narra essa passagem em seu livro : “Saúde Plena – Yogaterapia” (Ed. Nova Era)”... Quando um tardio diagnóstico foi estabelecido, o estrago já era muito grande : os pulmões na radiografia pareciam colméias, cheios de furos, e a garganta já com as cordas vocais soldadas. A energia e a alegria de viver quase haviam sumido; um desânimo pesado e uma fadiga desmoralizante se acentuavam  e me abatiam ao final de cada tarde... Dr. Afonso Mac Dowel, competente tisiologista, não conseguiu esconder a pena que teve de mim ao examinar as chapas, pois os prognósticos eram os piores para o jovem capitão Hermógenes: morte rondando...ou uma vida limitada , sem horizontes, sempre ameaçada de recaída, aposentadoria prematura, um semi-túmulo. “

Na época, Hermógenes  já havia lido vários livros espiritualistas e já tinha alguma compreensão metafísica que o ajudou a superar os péssimos  diagnósticos. A dieta e repouso absoluto serviram para profundos momentos de reflexão, onde Hermógenes aprimorou sua Fé. Acreditava realmente  em sua cura  e rebatia com pensamentos positivos qualquer diagnóstico desfavorável. Até que um dia recebeu uma terrível notícia: o médico lhe informou que precisaria passar por uma delicada cirurgia para retirada de aderências que estavam prejudicando o tratamento da tuberculose. E o pior, a cirurgia era demorada e os cortes deveriam ser feitos com o paciente sentindo toda a dor, sem poder mexer-se um pouquinho sequer.

Nesta época ele já havia lido trechos do Bhagavad Gita (texto sagrado hindu), foi para a mesa de operação levando consigo alguns valiosos  ensinamentos deste texto sagrado. Em meio às terríveis  dores da cirurgia e à grande tensão na face do  médico, Hermógenes passou a repetir o nome de Deus e entregou-se a sua vontade. Após duas horas de sofrimento físico, terminou a cirurgia com absoluto sucesso!

Não bastasse todo esse sofrimento, logo após a cirurgia, Hermógenes contraiu uma forte gripe alérgica que o debilitou mais ainda. Após passada a crise gripal foi diagnosticada pleurisia (água nos pulmões).

Nesta altura o jovem Hermógenes já questionava por que Deus o havia abandonado, por que tanto sofrimento ou seria isto um teste para sua fé? A resposta veio depois de mais algum tempo de tratamento, quando foi diagnosticada a cura.

Estava livre da tuberculose, mas as seqüelas eram terríveis: havia engordado muito, músculos flácidos, prematuramente  envelhecido , a respiração era curta e as restrições foram tantas que o jovem militar, com seus 35 anos, se sentiu como um condenado. “ A infecção fora debelada, mas a possibilidade de ser sadio era reduzida. Valeria tal semi-vida?!”.

Foi quando adquiriu um exemplar de um livro de Yoga ( The Yoga System of Health do Yogui Vithaldas) e depois se interessou tanto pelo tema que buscou outros manuias para praticar em casa. Sabendo das proibições médicas, Hermógenes fez tudo por conta própria e assumiu seu desejo de melhorar a qualquer custo, mas tudo sem ansiedade. Sabia que seria difícil quebrar as barreiras do seu próprio corpo extremamente limitado. Com paciência, perseverança e disciplina, conseguiu vencer essas barreiras: “Os meses de prática diária foram manifestando mudanças verdadeiramente estimulantes: minhas roupas já não serviam de tão frouxas: a boa cor da vida se mostrava em meu rosto: uma nova disposição psicofísica começou a me empolgar; aumentavam a harmonia e a amplitude de minha respiração: senti-me rejuvenescer: Os meses me ressucitaram”.

Após algum tempo praticando Yoga diariamente, Hermógenes viu-se plenamente curado. Uma cura que se estendia em todos os campos de sua vida, pois aprendera a entregar-se a Deus. Os médicos se surpreenderam com tal transformação. A vitória havia chegado!

Compartilhando sua felicidade e experiência, começou a ministrar aulas de Yoga numa garagem a pedido de algumas pessoas. Escreveu e lançou seu livro “Auto-perfeição com Hatha Yoga”, tornando-se assim o escritor pioneiro em Tratamento Holístico no Brasil. Como naquela época quase não havia professores de yoga, a pedido de muitas pessoas fundou a Academia Hermógenes , que existe até hoje, promovendo na cidade do Rio de Janeiro um trabalho contínuo de Yoga.

Hermógenes foi o primeiro a falar em Yogaterapia no Brasil através do seu método YPN (Yoga para Nervosos) aplicado em hospitais e descrito em seu livro de mesmo nome.

O que mais marcou a trajetória do professor na área do Yoga foi sua postura inabalável, diante de tantos modismos. Sempre defendeu o Yoga como estilo de vida e procurou diante da classe médica mostrar a seriedade do Yoga e seus efeitos terapêuticos  comprovados em diversos casos descritos em seus livros. Hoje aos 90 anos ainda é referência de yoga no Brasil.

Quando se achava que nada mais poderia vir de Hermógenes, eis que surge afirmando: “Saúde no jovem, obra da natureza. Saúde no idoso, obra de arte” e lança seu livro “ Saúde na Terceira Idade”, um livro que aborda de forma positiva a maturidade , provando que o Yoga é um estilo de vida para todas as idades.

Para ele a pior doença é a “normose”, referindo-se aos maus hábitos cristalizados pela sociedade, como o consumismo e a corrupção. Em conseqüência surge a “egoesclerose”, ou seja, o indivíduo que só pensa em si e não cultiva valores além de seu próprio ego limitado.

Professor  Hermógenes , aquele que ensinou que nas dificuldades deve-se  Aceitar , Entregar, Confiar e Agradecer,  continua sua caminhada divulgando o Yoga, agora com a colaboração de seu neto Thiago Leão. Sua escalada até o alto da montanha já foi cumprida , por isso quando  “as sombras chegarem ao vale” ele já estará lá em cima. Namastê !

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AQUECER PARA O YOGA                                                           por Lucas Endrigo

A experiência da prática do Hatha Yoga revela, para quem se dispõe a abrir mão de rótulos e preconceitos, um processo de despertar energético muito além dos exercícios meramente físicos e mecânicos.

         Ao início de cada prática é comum que uma série de movimentos corporais e respiratórios se façam para nos prepararmos para esta revelação, já que os condicionamentos estão diariamente criando raízes em nós, cultivadas por hábitos como a inércia do corpo físico em posturas fixas durante longos períodos de trabalho ou repouso, mas principalmente por idéias fixas ou mesmo traumas nos planos mental ou emocional que são, segundo Patānjali, vritti – as nossas flutuações mentais.

         “Aquecer” está muito ligado ao momento em que prestamos atenção ao presente. Meios para estabelecer presença são simples enquanto método, mas podem ser desafiantes na prática. Como por exemplo, o ato de fechar os olhos e lembrar que simplesmente respiramos pode revelar uma tempestade de pensamentos e expectativas com ventos que nos levam para longe do momento presente.

         Porém, quando nos abrimos para o prāṇāyāma, que para a ciência yogue integra três planos: físico, psíquico e prânico ou energético, nós realmente “chegamos” ao ambiente que estamos. A respiração é o único processo fisiológico que é duplamente voluntário e involuntário; é possível que seja superficial, relacionando-se às atividades conscientes do ego, ou profundo, nos conectando aos mecanismos inconscientes do Eu essencial.

         Conforme mergulhamos na própria respiração, tomamos contato com conteúdos que revelam nosso estado emocional, daí a importância da atenção dada a ela, observando-se ao início de cada prática. Sendo uma rotina diária, podemos então levar a sala do Yoga para nossa sala de estar, para o ambiente de trabalho, etc.

         Quando há uma coordenação, uma harmonia entre os movimentos respiratórios e corporais durante um bom “aquecimento”, despertando o corpo através de movimentos suaves que se pode buscar na sabedoria dos āsanas integrados aos prāṇāyāmas, instrutor e alunos se unem numa psicosfera mais despoluída das influências externas.

         Assim, os alongamentos inciais transitam da contração para a expansão, do micro para o macro. A partir de um fluxo energético, direcionamos prāṇa para determinada parte enrijecida do corpo físico acessando o campo sutil; da conexão deste com os campos dos demais praticantes, muitas vezes sem percebermos, tornamos o espaço que ocupamos, seja ele qual for, um ambiente propício para o Yoga.

         Muitas vezes, tal psicosfera revelada pode sensibilizar o grupo a tal ponto que toda a dinâmica da prática passa a ser regida por esta União, o trabalho individual do instrutor torna-se coletivo, quebrando expectativas e, com isso, qualquer sensação de ansiedade de cada um. A programação e técnica dos movimentos, permanências e seus resultados deixam de ser o foco, passam a complementar um ritmo leve e equilibrado que, com certeza, nos acompanha até o momento final da prática e “ecoa” com um mantra em nossas atividades diárias, simplesmente porque não é um fim em si, mas um meio de “dançar junto ao ritmo do Universo”.

         Contudo, estamos falando de receptividade, confiar em um trabalho que passa pelo primeiro toque que sentimos em um processo de “aquecimento” que é a predisposição para o trabalho do Yoga, para “tocar-se” em todos sentidos e fazer disso um hábito.

         Começa com a intenção de nos prepararmos para uma prática consciente, com uma força de vontade capaz de remover nossos obstáculos mentais e emocionais, prevenindo infortúnios da mesma forma como lidamos com a rigidez do nosso corpo físico ao início de cada aula evitando futuras lesões de maneira sensível e com ahiṃsā, sem violência para consigo mesmo. 

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Modalidades : HATHA YOGA  - VINYASA YOGA - GESTANTES - CRIANÇAS - 3ª IDADE - YOGATERAPIA PERSONAL - ASTHANGA VINYASA YOGA - YOGA HORMONAL            

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